3º SimpAN Unesp Araraquara

Pré-simpósio

No 3º Simpósio da Pós-graduação em Alimentos e Nutrição - SimpAN de 2018 serão oferecidos 5 minicursos no chamado Pré-simpósio, à partir de Agosto. As atividades do Pré-simpósio têm como finalidade promover o aperfeiçoamento de técnicas comumente aplicadas nas pesquisas realizadas por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais.

As inscrições podem ser realizadas na aba "Pré-simpósio" do menu "Inscrições". Após realização da inscrição, o pagamento deverá ser efetuado via transferência ou depósito bancário, no prazo de DOIS dias úteis, para a seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência 1515-6
Conta corrente: 47906-3
Isabela Haddad Peron

A efetivação da inscrição somente será realizada após envio do comprovante para o e-mail simpanunesp@gmail.com, no prazo acima citado. O não envio implicará no cancelamento da inscrição. Em caso de desistência, não haverá devolução da taxa de inscrição. O pagamento e a participação em uma ou mais atividades do Pré-simpósio não garantem a inscrição ao 3º SimpAN.

Segue a programação dos minicursos do Pré-simpósio:

Minicurso: Nutrição e Comportamento (Teórico)

Professor Dr. Wanderson Roberto da Silva

Dia: 03/08/2018 08:00 às 12:00 h e das 14:00 às 18:00 h

Ementa: O minicurso, teórico, tem como proposta fornecer conhecimento inovador e promissor para atuação do profissional da Nutrição com olhar diferenciado para o comportamento dos indivíduos em relação à alimentação. Será abordado no minicurso o processo biopsicossocial para discutir o tratamento nutricional de maneira inclusiva visando a desmitificação do “nutricionismo padrão”.

Valor: R$ 50,00

Minicurso: Técnicas de PCR em tempo real (Teórico e Prático)
Professor Dr. Paulo Inácio da Costa

Dias:
NOVA DATA
: 29, 30 e 31/08/2018

29  ̶  Aula teórica - das 8 às 12 horas e Aula prática (Turma 1) - das 14 às 18 horas
30  ̶  Aula prática (continuação Turma 1) - das 8 às 12 horas e Aula prática (Turma 2) - das 14 às 18 horas
31  ̶  Aula prática (continuação Turma 2) - das 8 às 12 horas

Ementa: O curso de PCR em tempo real, teórico-prático, tem como proposta aprimorar o conhecimento nesta ferramenta da Biologia Molecular, abordando as principais características da técnica e os procedimentos de extração e purificação de ácidos nucléicos por partículas magnéticas, usados nos processos de amplificação qualitativa e quantitativa de RNA e DNA.

Total de vagas: 20

Valor: R$ 100,00

Minicurso: Desenvolvimento de alimentos probióticos (Teórico Prático)
Professora Dra Adriane Elisabete Antunes de Moraes -  FCA Unicamp Limeira
Professora Dra Katia Sivieri - Unesp Araraquara

Dia:
25/08/2018 - das 08 às 12 h (teórico) 14 às 16 h (prática)

Ementa: O curso de alimentos probióticos tem como proposta o conhecimento dos desafios do desenvolvimento de diversos produtos alimentícios contendo microrganismos probióticos.

Público-alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Total de vagas: 25 (mínimo de 18 alunos)

Valor: R$ 80,00

SETEMBRO

Minicurso: Produção caseira de cerveja (Teórico e Prático)
Dra.  Raquel Aizemberg

Dia:
15/09/2018  ̶  das 9 às 17 h (1 h intervalo)

Ementa:  Nesse curso o aluno aprenderá sobre a história, estilos, matérias-primas, equipamentos e processo de produção (aula teórica e prática), englobando os itens: moagem, mosturação, lavagem/recirculação, fervura, resfriamento, inoculação, fermentação, maturação e engarrafamento.  A primeira parte do curso é teórica (2 horas), seguido com a prática do passo a passo da produção de 20 litros de cerveja (restante do período).

Público Alvo: Pessoas que queiram ter uma introdução na produção de cerveja artesanal

Total de vagas: 20

Valor: R$ 100,00

SETEMBRO

Minicurso: Considerações sobre o uso de “questionários” em pesquisas
Professora Dra.  Juliana Álvares Duarte Bonini Campos

18/09/2018  - 9:00 às 13:00 h - 14:00 às 18:00 h

Ementa: O curso pretende apresentar os cuidados que devem ser observados frente à utilização de questionários como instrumentos de medida em pesquisas. Ainda, pretende-se introduzir os conceitos das diferentes propriedades métricas necessárias para utilização desses instrumentos incluindo a validade e a confiabilidade. Este curso também abordará os fundamentos teóricos da análise de equações estruturais visando apresentar ao profissional/pesquisador ferramenta para análise dos dados obtidos por meio de questionários.

Valor: RS 50,00